5 de jun. de 2020

Witch's Heart

Buenas noches seres alucinados! Bem, ainda é dia aqui, mas quem ta contando? kkkk
Queria me desculpar por ter sumido em maio, estive jogando este RPG de terror super fofinho e bizarro enquanto cuidava da faculdade, e fui perceber beeem depois como ele é longo! Eu ainda não terminei, e vou ser honesta, não sei o que esperar dele. Só posso dizer inicialmente que: Ele é bem longo, e que é sobre histórias entrelaçadas. Para não deixar ninguém perdido, vou deixar o link da vgperson (MARAVILHOSA) com o passo a passo dela. Só não vou traduzir eu mesma agora porque não quero tomar spoiler.
Vamos falar do jogo!


Aviso
Não é recomendado para menores de 16 anos:
Contem e aborda: assassinatos, suicídio, automutilação, tortura e tals.... Mas os gráficos são toscos... Fica a seu discernimento.

A vg também fez um disclaimer com spoiler, que eu li por vocês e (to chorando por dentro por ter levado um) vi algo que ainda é visto como polêmico. Até ai, dane-se. Meu medo é se é ofensivo.
Não quero recomendar um jogo que possa ser assim, mas ela disse que não achou que era o caso. Vou confiar na palavra dela. Nesse caso, não farei disclaimer desnecessário. Já peço desculpas se estiver errada. Vou atualizar quando chegar lá e tirar minha própria conclusão. Se você pode lidar com os itens acima, pode lidar com isso de qualquer maneira. Se tiver curiosidade, tem haver com gênero.
Se você sabe do que to falando, e ja viu/jogou essa parte, gostaria de saber o que acha (de preferência por email pra evitar spoilers pros outros, mas pode ser nos comentários também, mas destaque que é spoiler). Obrigada!

Sobre o Jogo

 

Tema: Terror, aventura, histórias entrelaçadas
Um dia, Clarie, Ash e Wilrado por acaso decidem se abrigar da chuva numa mansão misteriosa. Dizem por ai... Que a mansão em que estão esconde um tesouro incrível, o Coração da Bruxa (Witch's Heart). O coração domina a imaginação local, varias e varias versões da lenda circulam por ai, alguns creditam ser real, enquanto outros juram que é só um boato. Será que eles vão encontrá-lo? O que desejam, além de sair daquele lugar?

Seguindo uma sugestão feita no face, aqui estão alguns prints do jogo:




Personagens



 



Clarie Nossa protagonista principal! Como descrever? Bem... Como outras menininhas que entram em mansões da floresta (Viola), ela é muito sonsa. Mas tem uma personalidade radiante! Sempre otimista e tentando seu melhor pra ser amiga de todo mundo.

 





Ashe Complementa a tontura da Clarie, também sempre alegre e brincalhão. Parece ter muito interesse na mansão e na sua antiga dona.

 





Wilardo Chega caladão, racional e direto (e continua assim kkkk). Também parece ter motivos para estar na mansão...

 




Síruis Se auto-intitula Lord da mansão, e parece surpreso que alguém possa acreditar nos boatos... Não queria a presença dos outros, mas não tem escolha a não ser aturá-los por enquanto.

 





Noel Chegou um pouco depois de todo mundo, ele é bem calmo e gentil. Troca a noite pelo dia por algum motivo.

 





Zizel É uma demônia que só Clarie pode ver, pode te oferecer algumas dicas ao longo do jogo. E claro, spoilers.



Download


Você encontra o jogo aqui! Está todo em inglês.

Usando itens

É simples. Acesso o menu clicando X, então selecione "itens", e então o item que você deseja usar (equip item). O item selecionado aparece no quadrado do canto superior direito da tela. No caso da Pretty Bottle, quando ela estiver cheia, você poderá ver que seu interior muda de cor.

Momento Spoiler (em edição)


A dinâmica do jogo é bem complexa. Vou tentar fazer as coisas do jeito mais simples.... Fiz como no jogo Eclipse (que por sinal recomendo demais!) e criar uma postagem pra cada sessão do jogo, apesar daquele caso ter sido mais particular....

Quero deixar aqui minha indicação, se você tiver se perdido, para consultar o passo a passo da vgperson aqui (está bem no final da página), que por sinal me salvou muito nos momentos de bug do jogo. Não vou dizer "nossa que jogo bugado", mas as vezes ele não é muito intuitivo, e tem bugs leves, mas nada que realmente atrapalhe. Aliás, pelo contrário, achei extremamente bem feito!


Dicas Gerais


Na dúvida, fale com todo mundo.

Sério, ajuda muito, e as vezes não acontece nada relevante, mas a história continua a partir dai.

Ajudando demônios

Taí mais um tópico merecedor de postagem...
Em alguns momentos, você vai precisar "atender" três desejos dos demônios. Alguns são sidequests rápidas, outros só te fazem falar com algum personagem, ou olhar alguma coisa. Varia... Ao longo do
jogo, há 24 momentos como esse, totalizando 72 "desejos".
Mas é possível fazer mais do que isso. No total, você pode atender 146 desejos (sem falar nos 10 da parte bônus).

Como dá pra perceber, é coisa pra caramba... Então vou ao mais importante:
- A cada turno, você deve atender pelo menos 3 deles, um contador vai te mostrar quantos faltam e Zizel vai te avisar nada dicas.
- Resolver desejos além dos necessários te dá cristais, que podem comprar melhorias para Clarie e seus amiguinhos (ao final de cada cenário), mas que não são de fato necessários...

Caso queira tentar mesmo assim, a vg fez uma lista super detalhada, mas ela está meio confusa... Vou tentar explicar como ela funciona:
Toda vez que começar a "sessão de ajudar os demo", o "level" sobre em um ponto. Não é um critério visível no jogo, creio que foi um conceito que ela inventou....
O bom é que alguns dos "desejos" se tratam de momentos do jogo que aconteceriam de qualquer maneira, por exemplo:
Charlotte's Boredom (Ashe's Scenario Day 3)
Talk to Charlotte on the night of Day 3 in Ashe's scenario.

Use coisas assim como referência.
Ao mesmo tempo, alguns se passam em momentos específicos, e exigem um determinado protagonista ou item também... Fique de olho.
Se quiser saber mais, confira o tópico "Demon Request Reference" no final da página dela.

Sobre bonecas e presentes...

Quando você se deita sente que sua cabeceira está muito vazia... Sente fata da presença do olhar de botões penetrantes na sua alma enquanto dorme? Então com certeza você quer saber como arranjar mais bonecas não é? Mas você tem a coragem e a paciência necessários?! Muito bem.... Vou te contar... Você precisa (pausa dramatica) fazer "amigos", e como em muitos jogos, isso acontece quando você presenteia as pessoas ou passa tempo com elas.
Confira a tabela incrível que a vgperson fez (procure pelo tópico "Miscellaneous" no final da página), para saber exatamente como (jamais me atraveria a printar aquela obra de arte).

Tá, o que é que ganho com isso?
Eu diria que nada demais... Acho que o trabalho é muito grande pra uma recompensa pequena (considerando que só da pra usar uma de cada vez). Acho que, para os interessados, seria mais gratificante descobrir as coisas por conta própria... Mas deixo ai a dica:

Claire Doll: Claire's Max HP +3
Ashe Doll: Ashe's Max HP +3, Special Gauge +1
Wilardo Doll: Wilardo's Max HP +3, Special Gauge +1
Sirius Doll: Sirius's Max HP +3, Special Gauge +1
Noel Doll: Noel's Max HP +3, Special Gauge +1
Zizel Doll: Claire's Max HP +3, Special Gauge +1
Charlotte Doll: Everyone's Max HP +3
Lime Doll: Everyone's Special Gauge +2
Rouge Doll: Everyone's Max HP +2, Special Gauge +1

Dica: Cozinhando S

Então você quer impressionar os amigos e tirar S quando for preparar o café, jantar, ou o que for? Não se preocupe! Aqui você vai aprender como! Quando Clarie está cozinhando, aparece no canto uma imagem de como a comida deve ficar quando pronta, mas tem um truque! Se você for bem atento, espere por um brilhinho aparecer. Mas seja rápido! Ou a comida vai queimar. Se clicar a tempo, até o Siríus vai te notar!
Tá, o que é que ganho com isso?
Auto satisfação kkkk 

Dia 1


Intro

Já dentro da mansão. Fale com Wilardo, Ashe Wiraldo de novo.

Batalha #1

Se esconda na sala de jantar, sabe onde tem duas portas ao lado de uma escada (primeiro andar), é a porta que fica mais a esquerda.

Janela

Como abrir educadamente? Você vai precisar de algo para quebra-la... Está na cozinha (onde você escapou anteriormente), é a frigideira. Pegue-a e leve até os meninos.
Não se esqueça de devolver onde você pegou!

Passagem secreta

Após resolver o puzzle anterior, fale com Wiraldo, surgirá uma passagem secreta mais à direita de onde estão, no mesmo andar. (Ela até brilha!). Recomendo que você salve nessa parte.
E depois da cena...? Vá até a porta principal.

Troco de quarto?

Quando Ashe propor de trocar de quartos, saiba que é uma decisão que pode levar ao Final Ruim, mas não se preocupe, seja como for, o jogo vai te redirecionar pra rota "normal" depois.
Seja como for, fale com todo mundo e vai deitar no quarto dela (considerando a troca, se feita)
A escolha que leva ao final Ruim é: troque de quarto
Depois disso... Leia os dois livros que estão no quarto do Sírius, e então volte para o quarto de Clarie (atual).

Zizel

Assim que a conhecer, faça Clarie se vestir (tem um armário com vestidos no quarto dela), então saia do quarto, volte, e convide Zizel para brincar. Eu não lembro como venci a Zizel.... Mas é meio trabalhoso. Só saiba o seguinte, se você perdeu no joquenpo, se defenda, do contrário, ataque. Não é garantia de nada, mas se não me engano foi assim que fiz. Segundo vg, a velocidade conta.
(Esse puzzle não faz o menor sentido).
No final você ganha a Garrafinha Bonitinha (Pretty Bottle). E ai vai dormir.

(Fim do Dia 1)


Cenários

Há quatro deles, mas inicialmente você só pode acessar dois (Ashe e Wilardo), não se preocupe a
ordem que for fazer. As alterações só estão lá para: ou agilizar cenas que você já viu, ou omitir spoilers. A história é a mesma.
Como a postagem tava ficando muito longa, coloquei os cenários em posts a parte, confira:
Ashe e Wilardo
SiriusNoel (Noel ainda está indisponível.)


Finais (em edição)

Até onde sei o jogo tem cinco finais: um ruim, e um para cada cenário completado. Por enquanto é o que posso dizer ha. Mas toda vez pegar um, o jogo passa os créditos, (normalmente) uma cena bônus e então te deixa salvar o progresso e tentar o próximo. Então tenha paciência e assista os créditos (infelizmente não deixam pular...).


Final Ruim

Troque de quarto para ver.
Atenção: você ainda consegue ver esse final por conta própria. Ao terminar um cenário, o jogo te manda pra sala bônus, de lá é possivel voltar para esse ponto chave.

Enquanto Clarie dorme em seu novo quarto, é acordada por alguém muito impaciente que está a cobrando resposta, que ela desconhece. Esse alguém é Lime (uma demônio), que está muito brava, e diz que a menina deve sofrer para satisfazer alguém (desconhecido). A garota acorda na manha seguinte muito assustada... Enquanto espera Ashe voltar, como combinaram, alguém bate na porta. Sem saber quem é, Clarie não responde. Então ela ouve o Wilardo dizendo "é a situação é pior que imaginei...". Isso a preocupa e a faz se entregar.
Quando sai, há bastante sangue no corredor indo em direção ao quarto dela. Wilardo diz que ja tinha tentado bater na porta dela, mas sem resposta. Considerando que Ashe poderia só estar evitando de ser visto no quarto errado, Clarie decide chamar por ele, mas não funciona. Então eles arrombam a porta com o revolver (do Wilardo), e encontram um banho de sangue.
Aparentemente Ashe foi golpeado na cabeça por um machado... Wil propõe que Clarie vá avisar Sirius da situação, e ela vai.
No quarto dele, há mais sangue, ele está deitado próximo a um machado. Ele diz que nada daquilo passa de um mal entendido, e jura ter feito o que fez em legitima defesa. Irritado, ele culpa Clarie por ter trocado de quarto. Ela já se sentia culpada o suficiente, mas não concordava plenamente com a hostilidade de Sirius. Então ele surta de vez, pega o machado e acerta a garota, que cai morta no chão. Ao realizar o que fez ele começa a dizer "não foi culpa minha, Lady Dorothy... Me perdoe.... Eu nem acredito naquela lenda idiota!" (como se realmente tivesse conversando com a bruxa).


Final Ashe (editando)

Termine o cenário do Ashe.




Final Wilardo (editando)

Termine o cenário do Wilardo.



Final Sirus

Seres dos céus.... Que final!
Termine o cenário do Sirius para vê-lo.

No final do terceiro dia, Sirius vai se encontrar com Noel, como tinham combinado, quando ouve algo comprometedor... Algo sobre a Clarie ter que morrer. Como se não bastasse, Noel estava conversando sozinho.. Sirius desiste de conversar com ele. De volta para seu próprio quarto, ele começa a se questionar se devia confiar mesmo naquelas pessoas... Ashe invadiu seu quarto recentemente, Noel tinha alertado sobre Wilardo... Mas ele próprio estava agindo de forma suspeita! Em quem confiar?! Então ele nota um frasco fora do lugar... Era de um anestésico cujo cheiro era bastante doce... Como aquele que sentiu na noite anterior... Teria Ashe usado aquilo para garantir que Sirius tivesse apagado? Parecia loucura mas, devido seu protagonismo, Sirius era imune àquela substancia (devido a um treinamento que teve). Ele foi interrompido com uma batida na porta, Wilardo entra.
A cena é interrompida.
Clarie está voltando da festa do chá, quando encontra Sirius morto em seu próprio quarto. Wilardo da a ela o mesmo destino... (poxa ele já matou ela duas vezes que saco!)
Ela acorda num lugar estranho, que acaba sendo revelado como o inferno. Nele, ela encontra Sirius também, que tá super paranóico e inicialmente foge dela.
Ao tentar para-lo (pela decima vez cof), ela finalmente consegue a atenção dele, e insiste saber o que ta acontecendo, e o que ela não sabe. Então ele conta...
Em resumo:
O prefeito da cidade vizinha era um cara muito violento e rancoroso. Tinha o costume de promover verdadeiras caça às bruxas (perseguia pessoas com falsos pretextos e as punia de forma brutal). Basicamente culpa as "bruxas" por tudo que era ruim, e isso fazia o povo satisfeito...
Infelizmente a filha de Dorothy não escapou disso, e ela teve de cuidar de sua neta, Clarie. Outra criança vítima da violencia foi Sirius, que também ficou órfão e a velhinha decidiu acolhe-lo também.
Um dia, Clarie apareceu com essa menina, Patricia, ela estava na casa como uma hospede. Durante uma brincadeira, ela sumiu. Clarie foi atras dela, mas voltou chocada... Com algo... Alguns dias depois, ela "fugiu" para tentar encontrar a amiga.
Sirius não consegue entender como que Clarie esqueceu tudo isso, como não reconheceu a casa, ele, e pior Noel (que era Patricia na infância) que era importante o suficiente para ela ir embora daquele jeito.
Enfim... Sobre o massacre, ele diz que foi armação do prefeito. Ele decidiu caçar a Dorothy. Os capangas invadiram a casa e atiraram nela. Do nada surgiu o monstrão e engoliu o corpo da velha. Depois disso ele não se lembra de nada... Quando acordou, estavam todos mortos.
Desde então, ele continuou vivendo na mansão, espantando bisbilhoteiros (na verdade isso é revelado no pós creditos) e sonhando com o dia em que se vingaria da criatura. Sempre teve aversão às pessoas da cidade por não terem o ouvido quando contou a verdade, por ser muito novo, e tudo mais...

Enquanto isso com Noel.
Ele está acompanhado de ??? parece estar tentando chegar até Clarie, mas Lime está atrapalhando. Algo acontece, mas antes que seja possivel ver, voltamos a acompanhar Sirius.

Ao saírem do inferno, eles encontram Lime, que parece estar os distraindo de propósito, chegando até a lutar com Sirius só pela cena (segundo ela mesma). Assim que ela sai, eles continuam num lugar cheio de monstros (como aquele em que Clarie esteve ao entrar na casa). Lá, eles encontram o mostrão chorando.
Sirius não pode acreditar... Após todos aqueles anos... Ele finalmente teria a chance de se vingar da criatura, e quem sabe, reencontrar sua querida Lady Dorothy (já que ela prometeu a ele que voltaria um dia...).


Ele pega o amuleto e a criatura sem hesitar, toca no amuleto e morre. "Tão simples assim...?" Ele se pergunta.
??? aparece e diz: "......'Me perdoe'. É o que parece que esse monte de carne repulsivo estava dizendo... Chega a ser cômico."

(Roda os créditos)

Ashe encontra toda aquela bagunça no quarto de Sirius. O coração de Clarie parece ter sido roubado e ao lado dela estão as roupar de Wilardo cheias de poeira... Ele sai dali e percebe que a porta principal está aberta, e assume que Noel foi na frente. Sussurrando para si mesmo "adeus, mansão da bruxa. Foi divertido...."

Enquanto isso no inferno, Noel chora ao encontrar Sirius e Clarie no chão.
".... Por favor... Não chore...... Patr...."- Clarie diz sorrindo com voz fraca. Enquanto ela diz isso, surge um buraco de bala em sua cabeça.



Particularmente acho que o vídeo começou um pouco "atrasado", mas não resisto a voz dele hehe.
OBS: No min 1:06:55 começa a "terceira memória" da sala bônus. Ela explica mais sobre o mundo dos demônios, e foca bastante na Lime, recomendo.
Momentos que eu pularia:
  • Time Wasting Space (19:30 - 30:50), 
  • a batalha (37:30 - 41:40)
  • os créditos (50:07 - 54:53)


Um comentário final... Quando você junta o que aconteceu no final com o que é visto na memória (confira no vídeo acima), nos faz nos perguntar se... Clarie, Sirius e Noel teriam se tornado Haters? Não vejo muito sentido no caso dela, considerando o jeito amável dela de ser... Mas talvez o próximo cenário explique melhor. Espero que sim!

Final Noel (em breve)

Termine o cenário do Noel para ver.

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E ai ser alucinado, como estas? Gostou dos prints? Já conhece Eclipse? Viu a postagem sobre o futuro do blog? Deveria! Comente o que achar do jogo e qualquer dúvida que tiver ok? Até a próxima!

3 comentários:

  1. aaa���� ainda bem que resolvi checar o blog;; to muito feliz por vocês terem voltado.
    enfim, ótima postagem!! esse jogo parece muito legal, talvez seja um bom momento pra retomar o meu vício por rpg maker

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    1. Obrigada pelo carinho ^^
      Também senti falta

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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