O que é RPG Maker?

 

Konnichiwa! Você chegou aqui mas não sabe bem o que é "RPG Maker"? Bem, a explicação é meio longa, mas vou resumir o que é relevante.

Introdução

RPG Maker('s) são uma série de programas japoneses (com traduções) de criação de jogos estilo RPG, como aqueles jogos clássicos do Super Nintendo (Zelda, Mário, etc). 

A proposta do programa é ser "simples o suficiente para uma criança, mas poderoso o suficiente para um desenvolvedor!". Ou seja, ele não exige que você saiba programar. Mas se souber, vai permitir que faça customizações mais elaboradas.

É por isso que vemos tantos jogos feitos neles pela internet! Pessoas pelo mundo todo tiveram acesso a este recurso, e puderam compartilhar histórias e personagens únicos!

 

Quais são os RPG Maker?

Essa parte não é tão relevante assim, mas sugiro que leia o tópico "O que é RTP?"
A seguir o nome na ordem de surgimento de cada um dos RPG Maker:

RPG Maker 95 e RPG Maker 2000 - são as versões mais velhas, não sei muitos detalhes.
RPG Maker 2003 - usado para fazer Ib e One Shot
RPG Maker XP - forninho de The Witches House e Ao Oni
RPG Maker Vx - Ayako's Mirror, Mogeko Castle
RPG Maker Vx Ace (gratuito!) - é o único oficialmente gratuito. Apesar de suas semelhanças aos RPG Maker Vx, ele possui recursos mais limitados (não sei mais detalhes)
RPG Maker MV - o molde de Herói por Acaso. E o primeiro que independe do RPT para rodar os jogos.
RPG Maker MZ - É o mais novo de todos (2020?). Não conheço jogos dele.

OBS: Todos possuem um trail de 30 dias!


O que é RTP?

RTP é a abreviação de Run Time Package. Cada RPG Maker tem o próprio (fora o MV e o MZ), e servem para rodar os jogos. Não sei dizer os detalhes de como funcionam, mas basicamente baixam recursos "básicos"/essenciais para jogos, e assim diminuem o espaço necessário deles. Sem o programa, esses recursos teriam que ser baixados várias e várias vezes.

(Descubra mais sobre eles aqui!)


Desenvolvimento de jogos

Há diversos fóruns (centro rpgmaker, rpgmaker.net, etc) dedicados ao desenvolvimento deles e blogs como o Alucinados que simplesmente gostam de falar sobre eles.

Se tiver interesse nessa área recomendo que tente participar de algum deles. Infelizmente não tenho experiência com isso, mas te incentivo muito! É uma comunidade muito boa!

Fora isso, há diversos tutoriais na internet (em português) sobre como mexer nesses programas.

 

Não confia em mim? Quer saber mais? Confira o site deles ou então este link da Wikipédia. Ou então pergunte nos comentários! Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário