12 de set. de 2015

The Boogie Man

Uau, acabei de terminar e não dá para falar, só sentir.
Seres, temos aqui com vocês o mais novo jogo da Uri, sequencia da serie Strange Men (precedido por The Crooked Man e The Sandman): The Boogie Man!
Cara, é genial, jogue, ele dá muito o que falar. A história, assim como os anteriores, gira em torno de um conto e dessa vez é o Boogie (conhecido por nós como Bicho-Papão). Temos puzzles, sustos, momentos engraçados e momentos tristes; o tempo de jogo varia entre umas 3 á 6 horas, não recomendado para menores de 16 anos. 
Inclusive, e eu quase tive um treco com a fala dos personagens (vou deixar a surpresa para vocês).

Sobre o Jogo

Tema: investigação, mistério

O detetive Keith ganha de seu chefe ferias (forçadas) e uma viagem para um castelo velho junto com sua esposa.
Na noite que chegam, sua mulher conversa com ele sobre divorcio. Nesse mesma noite todos somem de suas camas, exceto Keith. E começa o jogo do Boogie: se Keith ganhar consegue o final feliz, mas se não, quem sabe com que tipo de final ruim ele pode se deparar?

"Don't blame it on the sunshine
Don't blame it on the moonlight
Don't blame it on the good times

Personagens



Keith Baring: Um detetive frio e serio, com o coração e a mente devotados ao trabalho. As vezes deixa escapar um pouco de senso de humor, sua esposa inclusive afirma que antes ele era realmente engraçado. 







Helena Baring: Mulher de Keith, e sente-se deixada de lado por ele. Gentil, sempre disposta a conversar e apoiar os demais. É o principal alvo do Boogie.








Dick Anderson: chefe e amigo de Keith, é um dos que mais conhecem o detetive e praticamente o obriga a viajar.










David Hoover e Shirley Webber: Olha só quem voltou.  ~ David e Shirley são recém-casados, David é meigo, compreensivo e aparentemente inofensivo, é aquele que mais ajuda Keith ao longo do jogo. Já Shirley é mais fria e sarcástica, porém com uma grande força para proteger os demais.






Sophie e Richard Grundler: filha e pai. A garota, muito empolgada com a viagem, pode ser um tanto egoísta ou briguenta. Richard é um viúvo calmo e de boas com a vida, ama muito a filha e faz seu melhor para mante-la segura. 








Lance Kanal: Fotografo, mas apenas de paisagens. Logo de inicio entra em conflito com Keith.







Stevie e Brendom: Ambos estão a trabalho, o primeiro é o guia turístico, amigável e prestativo.  O segundo é o proprietário do castelo, um jovem animado. Infelizmente não aparecem muito no jogo porque né (spoiler)







The Boogie Man: A estrela da noite, abram alas para o Boogie. Irônico e parece estar em todo o lugar. Qual seria o motivo de sua aparição?



Download do Jogo


Carne louca - apenas em inglês no momento, mas não deixe que isso te impeça de jogar! - tradução por (vgperson)

Momento Spoiler


Hurry up, detective
Pegue o saca-rolhas na sala ao lado e use para abrir a porta, depois na sala acima pegue o martelo na caixa e empurre a cadeira até a caixa de força. Depois de entrar não esqueça de pegar a chave na gaveta.

Senha do painel da escada
Dica: leia os painéis RESPOSTA: 21653704
Só que é mais complicado que isso. Dica (1): Atenção a sala dos discos. Dica (2): repare que cada número da senha tem uma cor, tipo o 1 é vermelho, o 2 é azul...  RESPOSTA: 71065324

Painel Bogie
Dica: "Você sabe do que Boogie é feito? É B, O, G, I e E" ou seja 12111

Cordeiros, águia e coisas assim
Dica: o quadro do rei gordo comemorando, temos alguns 'personagens' transmute ele para os animais: o "covarde", "rebelde" e "indiferente". Assim, você deve arrastar os cordeiros para atrás do cão (o protetor), de cima para baixo: a ovelha virada para direita- a ovelha virada para a esquerda(exataamente atrás o cão)- a ovelha que olha para frente. Com a pistola, atire na águia.

Enigma do quadro: Mulher segurando a cabeça do homem
Dica: que tal decapitar alguém? Mas alguém que Keith realmente queira...Que tem uma grande cabeça (não esqueça de pegar a serra/marreta, claro) RESPOSTA: No mesmo corredor que tem o boneco-atirador tem um boneco parecido com o Boogie, use a serra/marreta nele.

Xadrez a lá Harry Potter
Posicione as peças igual ao inicio de um jogo, alinhadas fora do tabuleiro, não é necessário seguir nenhuma ordem na organização das peças, a não ser que as pretas devem estar do lado da bandeira preta e vice-versa.

Senha do quarto secreto
DICA: os capítulos odiados RESPOSTA: 5711


Salvando...

Lance:
Antes de entrar lá use o martelo para tirar o machado da parede na sala pichada com muito "boogies". Agora, dentro da sala e use-o até a porta tombar, pegue a chave e libere Lance. Não esqueça de derrubar o armário e pegar a placa de aço (vai ser preciso depois).

Sophie e Richard:
Volte com Lance até o quadro do homem baleado e entre na sala a esquerda. Use a mesa para aparar a queda de Sophie.

Shirley:
1-) Quando o fogo começar, passa a faca para David através das chamas (caso não tenha a faca ela está na caixa do meio, depois do corredor verde-branco-vermelho)
2-) Saia da capela e siga o caminho da direita, entre pela janela onde o Boogie saiu e fale com David pelo alçapão.
3-) Veja o cano pegando fogo. Depois vá até a sala fechada por fitas e chute até que ela abra, no painel aumente a pressão da água e pegue o machado de incêndio e o use no cano.

Sophie:
Buscando... DICA: Traduza os dois papeis velhos com o dicionario na sala de estudos (caso você não os tenha, o primeiro está na sala a esquerda do labirinto dos soldados, em baixo da estante. O segundo está no corredor a direita da sala de estudos, no quarto direito de cima, em baixo da cama). Além disso, veja a pagina do dicionário e o diário do garoto rico. Ou você pode checar as grades dos quartos aleatoriamente... RESPOSTA: Corredor a direita da sala de estudos, quarto direito de baixo, na grade. A chave você usa no corredor a esquerda do tabuleiro de xadrez.
Cachorros... Na verdade é bem simples, só fique dando voltas de acordo com a velocidade que os cães se movimentam, você também pode subir na estante por alguns segundos. Para deixá-la morrer é preciso que o HP fique igual ou menor a 30.

David:
1-) Com David: Abra as cortinas e vista um dos lados dela. Saia pela janela, depois só corra até a porta, mas não pise nas poças, a primeira você pode evitar passando por cima do baril. Ou seja, se quiser matar o David, pise nas poças e não se enrole na cortina.
2-) Com Keith: Dica: Viu a fumaça saindo da fonte no jardim? O que fazer: Vá até a sala com a válvula de água e abra a portinhola com a chave enferrujada. Ande sobre a água para a esquerda (a água deve ter sido liberada), veja a chave, mas não a pegue. Volte para a direita, para a primeira sala, pegue uma toalha e enrole no braço, agora sim pegue a chave, e abra a porta.

Cenas extras

Que inclusive, são necessárias para o final feliz... E só podem ser vistas em determinado momento. Passou o momento, cena perdida.

Labirinto dos soldados
Nada de mais passar por ele, mas acredite se quiser ele tem um segredinho. Empurre o soldado enfrente ao quadro para a direita, o quadro mostra 3 espadas cruzadas, faça isso, igual a imagem ao lado. Use a chave na sala ao lado do labirinto depois de o ter arrombado com o martelo. Deve ter cumprido essa cena antes de salvar Lance,

Chave da caixa de música e o piano: a última página de Punchinello
Toque a caixa de música e pegue que cai chave e vá até a sala no final do corredor. ANTES DE SAIR DA SALA use a chave no piano e abra o topo dele. Entre na passagem secreta e leia a folha caída.

Ouvindo passos, além da parede quebrada
Após passar pela parede quebrada com a ajuda de David você estará em uma nova parte do castelo. Em um dos quartos, ao analisar os papeis na mesa, Keith vai virar a cabeça para porta ao ouvir passos. O que você deve fazer é: apagar o isqueiro e esconder-se atrás da estante no canto esquerdo. Depois da cena veja também o papel e gravador largados no corredor.

Fitas de vídeo 

Também vão liberar o final feliz....

1-) Fita na mão do morto. Onde ver a fita? DICA: apague as luzes na sala oeste do segundo andar (onde tem o cara morto no aquário), por acaso se lembrou de algo? RESPOSTA: O peixe da sala de jantar. Vá até lá, cheque-o novamente e ganhe a chave do teatro (sala do meio do corredor do segundo andar)
2-) Sala do aparelho de vídeo. Onde está a fita? *encontre antes de andar com David* DICA: Tem uma corda na mesma sala, NÃO é por acaso. RESPOSTA: Pegue a corda e use-a no buraco em frente a pichação "Fight with Monsters", pegue a fita de vídeo e assista na sala que pegou a corda.

Finais

Final Ruim 1: "The Boogie's Fine Tonight"

Deixe Sophie e David morrer.
Ao fracassar em salvar David, ele terá dois flashback, o primeiro de uma conversa com Dick, em que diz querer ter um inimigo de verdade, mas chefe retruca dizendo o nosso verdadeiro inimigo está dentro da nossa mente, e o segundo vendo, atordoado, os corpos mortos do seu trabalho. Indo para a torre, ele terá mais uma lembrança, de quando teve que reconhecer o corpo morto do filho, e, quando Helena pediu que ficasse com ela, ele a deixou e foi trabalhar.
Keith sobe, puxa uma alavanca duas vezes, mas não encontra ninguém. Ao voltar o outro portão está aberto e encontra Helena caída no chão e morta. O Boogie o provoca, e na gota d'água ("Quem levou embora as escadas?") Keith o mata com o machado de incêndio. Logo em seguida Lance aparece na sala procurando Keith, e encontra o detetive ensanguentado abraçando sua esposa morta.
Na outra cena, já fora do castelo, Keith na delegacia e Dick o consolando dizendo que agora podia chorar, mas o outro responde que não chorou nem na morte do filho. Depois, Keith está andando na rua, entra em um beco, e pede que apareça. O Boogie aparece de trás das casa e debocha dele como sempre, perguntando porque estava tão tenso, se matá-lo não foi o suficiente. Keith aponta uma arma, chorando, e grita para que devolva sua família e o Boogie responde que não era ele. 
Mas Keith está chorando sangue e o Boogie diz "Não foi você que jogou tudo fora? Você sempre focou em seu inimigo, o único que você sabia que estava á espreita em todo lugar. Você não percebeu... Aquele agarrado em seus pés?... Nah, eu sei que você percebeu. Mas você fingiu que não. Por causa do seu pequeno, miserável orgulho. Você apenas os empurrou para longe. Eu apenas os peguei. Isso é o que te levaria para baixo, mais cedo ou mais tarde..." o Boogie aponta uma arma para si mesmo "Todo esse tempo, você nem sabia" e ele tira o saco, revelando o rosto de Keith "Eu... sou o Bicho-Papão. O Bicho-Papão em sua cabeça" e atira, sobrando por fim Keith em sua poça de sangue.

Final Ruim 2: "White Room"

Salve David, mas deixe Sophie morrer.
Após salvar David eles sobem até a sala rabiscada e ao reparar na mão ensanguentada de Keith, David pede um descanso e pergunta como é possível o Boogie conhecer o passado deles. Keith esbanja seu conhecimento de detetive, pois já conhecia David ao investigar o caso dele (The Crooked Man) e tinha suas fichas na policia. Também fala do passado de Lance, que abandona o jornalismo após entrar fundo demais em um caso, sendo processado pela família da vitima e grupos de civis liberais. Assim como Keith sabia tudo isso sendo apenas um humano, o Boogie também era e tudo o mais era um teatrinho para assustá-los (um bom teatrinho vai), David também percebe a contradição em Keith, entre seu ideal e como ele realmente é. Depois entram em uma passagem secreta atrás do quadro, Keith ouve telefone tocando e fica com raiva, pois "telefones trazem más noticias" e corta pro flashback de quando ele é afastado de uma reunião para reconhecer o corpo do seu filho e depois deixa a esposa desconsolada ao atender uma ligação e voltar ao trabalho, também explica a morte do filho, atropelado por um caminhão. 
Eles seguem em frente e sobem na torre, e quando saem, sem encontrar ninguém, o Boogie aparece por trás e os empurra para as escadas. Keith empurra David para frente, de volta a torre, quando a escada se abre. Keith cai *muito*, mas como o batman que é, não morre. De volta ao quarto seguro, não há ninguém lá, e ao olhar sua mão ensanguentada, tem alguns flashs e senta atordoado no chão.
Na outra cena, fora do castelo. Keith está do lado de fora do escritório, ouvindo a conversa, e Dick perguntando se realmente não sobrou testemunhas. Keith volta para casa, e vê seu filho na cama. O garoto pergunta pela mãe, e Keith admite não saber onde ela está, ou se está viva e diz que podem deixar e esperar ela juntos. Depois temos uma tela preta e Keith dizendo que iria esperar nesse lugar, que o sol nunca brilha e as sombras correm delas mesmas "eu estou apenas esperando".

Final Ruim 3: "Precious Box"

Salve Sophie, mas deixe David morrer. 
Os flashbacks serão como o Final 1. Mas na torre ele encontra o Boogie e eles lutam até que Kieth o mata, jogando-o da janela, e pega a chave  que o monstro deixa cair. Com a chave ele abre o portão e chega na cela que Helena está. A mulher está ensanguentada, amarrada e jogada no chão, eles se abraçam e Helena começa a chorar. Na outra cena, já estão fora do castelo. Keith conversa com Helena de que iriam em frente com o divorcio e que em uma semana ele arruma todas as coisas dele e nesse meio tempo poderiam jantar e conversar. 
Na próxima cena eles estão em um bar em seu último encontro conversando sobre as boas memórias, depois foram para a cama juntos e quando estão dormindo, o telefone de Keith começa a tocar, mas não atende. Dick liga então para caixa postal da casa, perguntando porque Keith se demitiu sem falar nada. Helena acorda no meio da noite, sem Keith ao seu lado, e vai até a cozinha. Keith aparece logo atrás, ele a abraça para um beijo, mas a esfaqueia pelas costas. Ele arrasta o corpo para o quarto, se desculpa com Helena por não ter conseguido proteger ela e Tod, vai para o banheiro e em frente ao espelho atira em sua própria cabeça.

Final Ruim 4 : "Happy Dream"

Salve David e Sophie, mas não veja as cenas extras e nem assista os videos. 
Será como o final 2, mas depois do flashback de Keith eles encontram Lance. O fotografo foi atrás de Helena que apareceu no quarto seguro, mas fugiu em seguida. Lance e Keith discutem e por fim Lance volta para o quarto acompanhado de David.
Keith sobe e encontra o Boogie, eles lutam e Keith vence. Keith tenta tirar o saco da cabeça ("Quem é você?"), mas o Boogie reage ("Não sou ninguém") e o esfaqueia tanto no rosto como no corpo.
Helena e David se encontram no caminho e sobem a procura de Keith, mas ele está semi-morto. Helena chora e implore para que não morra... E Keith a acorda. Eles estão deitados na cama de casa, ele a conforta e diz misteriosamente "Os sonhos ruim são sempre os reais". Esse era o verdadeiro sonho, por fim Helena acorda de verdade sentada no parapeito da janela, e Shirley aparece e elas conversam, até David entrar dizendo que quebrou um gato de vidro, Helena ri, pois juntos eles são um adorável casal, e diz que tudo que ela quer é um sonho feliz... e pula da janela.

Final Feliz: "Come Rain, Come Shine"

Salve David e Sophie, e veja as cenas extras e assista os videos.
Será como os finais 2/4, entretanto a lembrança será estendida: depois de um ano da morte de Tod, Keith vai até o cemitério, onde Helena está em frente ao túmulo do filho. Ela diz que não consegue mais fazer isso, não consegue mais arrasta-lo para baixo devido a sua fraqueza, mas ele a interrompe, e também mostrando sua tristeza: que quando viu o corpo do filho, algo nele morreu junto e transferiu isso para o trabalho, entretanto ele sentia que isso nunca acabava, sentia haver sempre alguém zombando dele, fazendo-o sentir como um palhaço, tentando salvar todos e nisso seu filho morreu. Keith perdeu toda a noção de como expressar seu sentimentos, mas diz a Helena que vai rezar para um dia ensolarado e até lá será o guarda-chuva dela, e pede para que ela não o deixe só. Ela o abraça e pede para que não chore, ele diz que nunca chora, mas ela retruca que por dentro ele sempre está chorando e vai ser forte para protege-lo. *fim do falshback* Depois disso David também conversa com ele, eles tem uma discussão, e por fim David o diz para parar de mentir para si mesmo e perdoar-se.
Ao entrar na sala secreta (senha no momento spoiler) e ao conectar a camera no aparelho de DVD eles veem o Boogie intimidando Helena, mas ela diz que fugiu o tempo todo para atrair a atenção dele, e impedir que mate Keith. Também acrescenta que o Boogie é um idiota por viver em seu mundinho fechado e achar que sua mulher e filho tinham medo dele, ele era apenas uma criança que incomoda os mais fracos. Com isso o monstro parte para cima e o vídeo acaba.
Keith manda David procurar Helena enquanto ele vai matar o monstro. Subindo a torre ele encontra o Boogie, mas antes tem uma lembrança de seu filho com medo de dormir: Keith vai até o guarda-roupa e finge brigar com o Boogie dentro dele, por fim ele sai e diz que o monstro não iria importuna-lo e ele tinha seus pais para protege-lo.
De volta ao presente, Boogie o provoca de novo sobre ter um inimigo em sua cabeça, mas tudo que Keith faz é rir. Ele diz que apesar de tudo eles são parecidos, ambos fingido, Boogie não é um monstro assustador e Keith não é um protetor da justiça: Keith não o estava perseguindo, era o Boogie que corria dele. Eles lutam, mas Keith ganha facilmente e por fim, ao retirar o saco da cabeça temooos... *momento suspense* ... Bredon! Ensanguentado, ele avança em Keith.
Nesse momento Helena e David invadem a sala. David imobiliza Brendon e Helena cuida de Keith. Os outros chegam logo depois e ajudam. Keith em estado fatal, diz a Helena que quando voltarem vão conversar, sem correr mais.
Voltando a cidade temos os interrogatório de Dick: De mais importante, Richard diz que deduziu que o Boogie era Brendon pois Keith não pode checar o corpo (ou seja, era um boneco), Sophie sabia que ele o falso Boogie Man, pois conheceu o verdadeiro (em The Sandman, o verdadeiro Boogie tinha mãos geladas diferente de Brendon) e que a primeira vista Brendon e Keith eram semelhantes, pelo ar frio e distante. Por fim, David, assim como os outros, diz não visto ou ouvido telefones tocando ou as pichações na parede entretanto ele defende que Keith não estava mentindo, pois "as pessoas não veem sempre a mesma coisa que você".
No corredor Dick e Helena conversam, ela diz suas dores a ele responde que Helena não era um peso para Keith, que para o detetive te-la esperando em casa era o que fazia continuar com tudo e enfim percebeu isso depois de quase morrer.
Agora, a cena final. Keith e Helena encontram-se em frente ao túmulo do filho. Ele conta seu lado da história, de como depois da morte de Tod, sem conseguir se recuperar, passou a agir como se nada mais o abalasse, mas isso o fazia fraco de verdade. Mas ele não podia ficar assim, pois ela era a felicidade dele e Tod não perdoaria se ele ficasse quebrado para sempre, pois prometeu proteger Helena. Ele pede a Helena mais um chance e ela aceita. Eles tem apenas um guarda-chuva, então devem segurar juntos e tudo bem se ficarem um pouco molhados pois, logo será ensolarado de novo.
~Fim!~
Esse final leva a uma sala bônus, onde tem a biografia dos personagens, uma cena extra bem amorzinho, o depoimento dos dubladores e o trailer do próximo (e provavelmente último) jogo da serie: The Hanged Man.

EXTRA
Internet, eu te amo. Vou deixar o link de uma entrevista com a criadora do jogo, se quiserem ler: andorinha

---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sereees! Precisam de um abraço? Bem, é isso, fim da linha. Dúvidas, sugestões, críticas, receitas a vontade. Se cuidem e até mais!

"Que tipo de homem era ele?"

6 comentários:

  1. ADOGUEI to chorando por ter acabado (só lacrimejei)
    a cena que o sandman aparece é muito fofa e engraçada
    quando alguém falava crooked eu lembrava do crooked man
    as vozes deixaram o jogo lindo e diferente (para melhor)
    e como assim ninguém comentou aqui cadê a vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, eu adorei quando apareciam coisas dos jogos anteriores. Aquela cena do sandman foi a+
      e aquelas falas, e aqueles personagem, e aquela história *suspiro*
      que bom que gostou~~ agr só restá esperar o próximo ;( ah, a espera...

      Excluir
    2. a espera doí mas ela compensa...

      Excluir
    3. siim, ainda mais esse próximo que deve ser o ultimo da serie...

      Excluir
  2. Na primeira sala a esquerda do labirinto dos soldados (a que abre com o martelo), não tem uma porta antes da escadaria que leva para a cena da Helena, precisa realizar algum evento para aquele porta ser liberada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que isso tem haver com a rota de um dos finais, você provavelmente se esqueceu do pré requisito anterior...
      Se souber inglês tem um passo a passo maravilhoso no site da vgperson, aqui: https://vgperson.com/games/boogieman.htm

      Excluir