26 de abr. de 2020

Mare

QUE JOGO! Saudade daquele RPG super brisado? Tenho um pra você! Ele começa bem inocente, mas fica dark bem rápido... Recomendo muito! Especialmente se você curte tópicos existenciais.
Antecipadamente quero observar que usando alguém se refere a Naomi, usam o pronome "they", eu não sei bem como adaptar pro português. Então vou adotar o x, correndo o risco de estar errado. Espero que entenda.

Sobre o Jogo

Tema: Aventura, Terror Psicológico, Memórias perdidas.
Naomi acorda numa floresta, sem se lembrar do motivo de estar lá. Para sua sorte é acolhidx por pessoas muito amigáveis, e que querem-lx ajudar a se recuperar. Por mais que as coisas estejam bem, uma voz misteriosa continua a pedir sua ajuda... Quem é? Do que precisa? Naomi precisa descobrir.

!Aviso!
O jogo não é muuuito pesado, mas nos momentos em que é, fala de bullying, depressão, e suicídio. Além de apresentar sangue e assassinatos.
Por favor, não jogue se isso estiver te fazendo mal!

Personagens









Naomi é x protagonista do jogo. Apesar de seu ar de perdida, não deixa de ser gentil com todos ao seu redor. Quer muito entender o que está acontecendo. E é a única pessoa capaz de ouvir a Voz Misteriosa.

 




Akio foi quem encontrou Naomi e é quem vai apresentá-lx a Vila Mori (Mori Village). É um amigo muito dedicado e sempre sorri quando está por perto delx.


 






Misaki é a presidente do corpo estudantil, sempre ocupada.

 






Gabriel trabalha numa corporação da cidade.

 






Damien guerreiro que quer chutar o seu traseiro. Tem uma irmã chamada Willow que também quer chutar seu traseiro.


Voz Misteriosa é escutada apenas por Naomi e pede por ajuda...

Download

Baixe esse RPG maravilhoso aqui!

*O site do rpgmaker.net é meio confuso. Se você apertar no botão cinza enorme de "download" não
vai acontecer nada. Clique no link indicado pela imagem.

Algumas dicas para o Jogo!

 Quando você puder deitar numa cama, saiba que é seguro, ela vai recuperar sua HP e MP. A seguir, uma lista da localização delas:
- Segundo andar, primeira porta a direita (escola)
- 3º andar, final do corredor da esquerda (corporação)
- A esquerda do andar de cima. (depois de conhecer os irmãos).
Isso é importante porque depois de um certo ponto as batalhas ficam bem difíceis... Minha dica é que você encontre essas camas, salve, e perto da sala, entre em batalhas varias vezes, até subir de nível, vá se recuperando e salvando no caminho. Para mim, deu certo quando atingi o nível 6 na escolha, o 12 na corporação e 18 na ultima localização.
Espero ter ajudado!

Outra dica, as vezes você encontra itens úteis pras batalhas em lugares aleatórios (só aparecem uma vez mesmo).

Momento Spoiler


Onde encontrar o livro?


Pegue o livro com a menina da floresta (esquerda), e devolva pro guri na casa dele. (parte direita da cidade e pra baixo).


Forca


No laboratório de ciências, tem uma chave inacessível numa estante. A lousa começa a se escrever sozinha, e pede por uma palavra de cinco letras...
Obs: Pra mim funcionou digitar em maiúscula, não sei se é necessário.
Dica: Está com você.
Resposta: FREAK


Quem é o culpado?


Na verdade não importa, o jogo te obriga a responder que é você mesmo. Só coloquei isso aqui caso alguém tenha curiosidade.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Cofre #1


No terceiro andar (onde você começa) você encontra a chave azul, que abre uma porta do sexto. Lá tem um cofre, a senha é um nome...
Resposta: Milly

Cofre #2


No 5º andar da corporação (primeira porta a esquerda do elevador), tem uma porta que abre com o cartão verde. Dentro, um cofre que abre com uma sequência numérica. Ao abri-lo, você recebe a Chave Vermelha.
Dica 1: Tudo que você precisa tá nessa mesma sala.
Dica 2: Leia a nota e preste atenção no texto da parede... 
Resposta: A senha é 861518
Ar - Argon (Argônio) =18C - Carbon (Carbono) = 6
P - Phosphorus (Fósforo) =15
O - Oxygen (Oxigênio) = 8

Pra onde agora?


Depois da batalha final, volte por onde chegou, mas pegue o elevador da direita dessa vez (aquele que estava obstruído pela multidão).

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Armário com Senha


Se você o encontrou na sorte, meus parabéns! Eu testei um por um kkkk
Na verdade, existe uma nota na sala da Capitã (Captans key) que mostra quais armários são seguros ou não, e a localização do trancado -isso foi uma dica *pisca-.
Resposta: 473852

Finais


Esse jogo tem cinco finais alternativos (pelo menos foi o que encontrei), que são determinados por batalhas. Ou você ganha (e continua o jogo), ou você perde. Claro, não estou falando de qualquer batalha, somente as "importantes".

Ruim 1  - Puppet on a String

("Fantoche numa corda")


Perca a batalha contra Misaki.
Agonizando no chão, Naomi pergunta pelo que ta sendo punida, mas só continua sendo acusada de que a culpa é dela. Que ela estragou a vida da Misaki.
Depois, a voz misteriosa diz "outra decepção, hm? Não importa. Sempre haverão outros".

Ruim 2 - Eye for an eye

("Olho por olho")


Perca a batalha contra Gabriel.
Com Naomi derrotada, um guarda entra na sala. Gabriel decide leva-lx para o laboratório 3, invés de se desfazer do corpo. E comenta que existe uma chance deles se encontrarem (Naomi e mais alguém), mas é um risco que ele está disposto a correr. Afinal, ele tirou algo dele, agora está na hora de retribuir (um olho por um olho). No escuro, a voz misteriosa surge de novo, e diz que está desapontadx mais uma vez...


Ruim 3 -Subjective Justice

("Justiça subjetiva")


Perca a batalha contra os irmãos.
Naomi pede para que eles contem o que ta acontecendo, e Damien responde que não deve satisfações depois de tudo que elx fez. Matou uma menina inocente (provavelmente se referindo "ao monstro" que te atacou na corporação), além de Misaki e Gabriel.
A voz fica indignada que Naomi foi perder pra alguém como ele, mas que pode conseguir outra pessoa.

Verdadeiro 1 - Acceptance

("Aceitação")


Vença Akio
Ao longo da batalha Akio insiste que está tudo bem, e que vai ficar tudo bem... Ele não te ataca nenhuma vez. Ao terminar, ele diz que não tem problema, é pela Chyo. E agradece Naomi por tudo... X agradece por ter sido seu sonho...
Um buraco se abre, ao passar, Naomi vê "cupulas" que mostram os vários mundos por onde passou, se apagando uma por uma, fora a última, que ja estava apagada (que devia representar o mundo delx). A sua frente está Keen, a voz misteriosa, que se auto proclama o "consciente de Chyo". Naomi questiona o motivo de precisar matar tanta gente, e ele x chama de "mera projeção", minimizando a dor todos do sonho, que segundo ele é falsa. Fala também que elx deveria ser mais grato por ter "vivido" pra começo de conversa, poucos sonhos duram o suficiente ara  sentirem "essa vontade".
Na sala seguinte, está Chyo. Ela diz que sente muito por tudo, que não queria que ninguém morresse ou sofresse, mas ela sente muita saudade dos pais dela, dos amigos e tudo mais. Quando Keen apareceu, ele prometeu ajuda-la. Não existe outro jeito e o medo dela é de esquece-los ao acordar.

Naomi, gentil como sempre, responde que eles já viveram a vida deles, e que ela merecia viver a dela. Chyo agradece a gentileza, mas continua chorando... Nesse momento ela começa a acordar, mas apaga de novo. Dessa vez está sozinha... Até que Akio se aproxima dela e diz que ela não ter que ter medo, eles estão ali por ela, e agradece por tudo.

A menina finalmente acorda. O médico diz que ela vai ficar bem, só precisa descansar agora. Nesse momento fica ambíguo se ela se lembra deles ou não... Ela não está mais chorando, e parece que as coisas vão melhorar a partir dali. A menina dorme de novo, e para sua surpresa, todo mundo está lá, e dessa vez, ela não é espectadora do sonho, mas faz parte dele. Afinal é o mundo dela!

Verdadeiro 2 - The World We Want 

("O mundo que queremos")


Escape na batalha com Akio.
Nesse final, Naomi diz que não quer matar mais ninguém... Eles se abraçam, e começam a chorar....
O dono da voz misteriosa, Keen, aparece num outro plano observando tudo, suspira: "Ah... Outra decepção....". Chyo aparece e pede para que ele pare, que se o custo dela acordar é fazer aquela gente sofrer tanto, então ela não quer... Apesar de "ser um sonho", eles sentem, tem uma vida, relações... Ela não quer estragar tudo aquilo. Keen pergunta se é aquilo mesmo que ela quer, mesmo que isso signifique nunca mais acordar, e ela diz que sim. Ele concorda e fala que vai ficar ao lado dela até o fim.
A cena muda para o "mundo dos sonhos", um pouco mais no futuro. Akio comenta que os mundos estão se restabelecendo aos poucos, as coisas devem voltar ao normal em breve. Naomi então pergunta ao amigo se ele sabe onde arranjar lentes de contato, porque elx gostaria de ter seus olhos roxos de volta.
Aliás isso é muito interessante, porque todos os rivais (boss) e o Chris tem olhos cinza, e foram os que tiveram contato com Keen em algum momento!
O jogo acaba com a imagem acima.


Em relação aos finais verdadeiros e ao tema suicídio.....

(por favor leia)


Quando você para pra pensar, nenhum desses finais é perfeito, mas o segundo final é simplesmente péssimo! Certo, não tinha como eles saberem o que ia acontecer quando a menina acordasse, mas diferente dos outros ruins, nesse a menina desiste de vez de acordar... O que nos leva a crer que em breve ela vai morrer, passando seus últimos momentos com Keen, assistindo seus amigos de um plano do qual não pode interagir. Sentindo falta de sua família e vida... Achei bem triste, mesmo que os protagonistas possam continuar suas vidas normais.

Enquanto isso, o primeiro é bem mais feliz. Mesmo que não não fique claro como Chyo vai lidar com o que aconteceu, gosto de pensar que o mundinho dela vai motiva-la a continuar viva. Afinal ela não se permitiria seus amigos desaparecer.
É um tanto utópico... Em outras palavras, não acho que o jogo retratou bem o assunto suicídio. Tudo nos leva a crer que ela vai ficar bem, os pais dela são muito atenciosos e provavelmente vão fazer de tudo para ajuda-la. Mas isso por si só não garante nada necessariamente.


Sabe, mesmo que parte do motivo dela querer voltar seja os pais, e a saudade da vida dela, isso não garante que ela não possa ter uma recaída. Quem passou por isso sabe como é...
Só to criticando a ideia de que ela ter acordado do coma, e ter passado pelo que passou nos sonhos vá "salva-la" dos pensamentos negativos.
Ao mesmo tempo, tiro meu chapéu pro autor. Deve ser uma das raras vezes em que vi alguém com comportamento suicida sendo tratado de forma respeitosa. Apesar do que Chyo sente, ela não é reduzida a "uma garota suicida", ela tem uma personalidade radiante que vai além disso! Só está sofrendo, e precisa de ajuda... Realmente aprecio isso.

Fico torcendo não só por ela, mas por qualquer um que esteja passando por isso. Se for seu caso, por favor, converse com alguém de confiança e acolhedor. E se afaste de eventuais gatilhos, isso envolve certas pessoas também! Não sinta vergonha nem desesperança por estar se sentindo assim! Esse já é um bom começo para melhorar (saiba mais aqui, ali ou aqui). Por favor me mande um email se quiser conversar (especialmente agora na quarentena). Busque ajuda.

De qualquer maneira, não acho que esse seja o foco do jogo. O principal questionamento é se aquelas pessoas importam ou não, este tópico por si só é bastante interessante. Sonhos podem nos inspirar e acolher quando precisamos, ao mesmo tempo que podem nos levar ao inferno... Como dizer que não importam? Quando você junta isso com aquelas crenças que dizem que nosso mundo é o sonho de alguma entidade, a coisa fica ainda mais interessante!


Muito bom né? E ai, curte o trabalho do alucinados? Imagino que sim! Saiba como nos ajudar heru!  

(não, não é com dinheiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário